MARCOS DA EMATER

MARCOS DA EMATER
Foto

Quem sou eu

Extensionista Rural da EMATER-RN, político,Vice Presidente da COAMAB,Estudante de Direito,amigo dos amigos, cidadão baraunense.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

ENDORA - A MÃE DA FEITICEIRA


Agnes Moorehead foi uma famosa atriz norte americana, a qual é mais lembrada mundialmente por seu papel de "Endora", mãe da feiticeira "Samantha" no seriado "A Feiticeira" (1964 - 1972).

De origem irlandesa e protestante, Agnes Robertson Moorehead nasceu no dia 06 de dezembro de 1906, em Clinton, Massachussetts, filha única do reverendo John Henderson Moorehead, e é mais lembrada nos dias de hoje pelo seu papel de "Endora", mãe de "Samantha" na série de TV dos anos 60/70 "A Feiticeira".
Aos dez anos de idade já atuava nas peças teatrais da escola e trabalhou na Companhia Municipal de Ópera de St. Louis, onde permaneceu por quatro anos. 
Em 1941, integrou-se ao grupo de Orson Welles no Mercury Theatre Company e fez o seu primeiro filme, Cidadão Kane (Citizen Kane) onde interpretava a mãe de Kane.
Continuou a participar da trupe de Welles e participou do filme The Magnificent Ambersons (1942), onde chegou a ser indicada para o Oscar,  Jouney Into Fear (1943) e Jane Eyre (1944).
Agnes também foi indicada ao Oscar pelo seu desempenho em Mrs. Parkington (1944), Johnny Belinda (1948) e Hush-Hush, Sweet Charlotte (1964). Participou de outros filmes como Dark Passage (1947), The Revolt of Mamie Stover (1956) e The Conquerer )1956), filmado em St.George, Utah.
Agnes Moorehead, Dick Powell, John Wayne e Susan Hayward, todos elencos de The Conqueror´s, morreram de câncer. Muitos acreditavam que suas mortes eram atribuídas ao local das filmagens que ficava muito perto de onde se faziam testes nucleares.
Suas numerosas aparições na TV a leveram para o mundialmente famoso seriado de TV "A Feiticeira" (1964 - 1972), fazendo o papel de "Endora", a mãe dominadora de Samantha.
Em A Feiticeira aparecia freqüentemente usando a cor púrpura.
Agnes Moorehead morreu em 1974, vítima de câncer, dois anos após o encerramento de A Feiticeira.
Quando a doença progrediu, Agnes foi internada no "Methodist Hospital", em Rochester, Minnesota, onde ela morreu.

Nenhum comentário: