RENÉ BERTHOLET: Responsável pelo eficiente modelo de reforma agrária


SETOR INDUSTRIAL

Recebimento da cana
Usina de açucar e álcool: 13 milhões com investimento pagoe em dois anos.
Dentro da linha industrial estão registrados os derivados do côco que teve uma produção de 170.000 caixas com 24 unidades, com leite de côco e côco ralado. O óleo de côco é extraído e negociado com as empresas de cosméticos e saboarias. O resíduo prensado é absorvido na alimentação animal. As catembas são negociadas para indústria de móveis.
Retirada da polpa
Extração do óleo
Catembas para fabricação de móveis
Resíduo para alimentação animal
São produzidos pelos cooperados o suco concentrado de maracujá, uva, cajú, acerola, abacaxi, manga e goiaba, além de bebidas prontas nos sabores uva, maracujá e néctar de goiaba.
As frutas que não são produzidas pela Cooperativa, são importadas de outros estados. Fomos informados que a polpa de cajú é proviniente do RN.
Os sucos e bebidas prontas como são apresentados no mercado consumidor
PROJETOS SOCIAIS
Através do CETRUP(Centro de Treinamento Rural de Pindorama), que conta com uma escola conveniada com a Prefeitura de Coruripe, considerada referência no desenvolvimento humano e tecnológico de Pindorama.
Este Centro abriga o NIEP, que designa o Núcleo Incubador das Empresas Pindorama, sendo notado como um dos projetos mais importantes da Cooperativa. Gera atualmente 566 empregos diretos chegando em época de safra a mais de 1.500 em seus postos de trabalho. Emprega costureiras, fabricantes de doces, de vinagre, de produtos de limpeza, piscicultores e artesãs de papel reciclado e retalhos. Para dar maior visibilidade aos produtos a cooperativa inaugurou a Coophop, uma loja que comercializa o resultado do esforço e criatividade dos associados(as) do NIEP.
Costureiras de Pindorama: Elas produzem e a Cooperativa vende
Traje típico para o cortador de cana: o Associado paga apenas 50%, equivalente a R$ 3,00 - Estas são Rosilda e Graça acompanhadas pelo Aciomar, cooperado da Cooperativa de Flores de Natal.
Sala do curso de corte e costura

Doces e vinagre:produzidos em escala comercial, após realização dos cursos
Tive a oportunidade de visitar uma horta comunitária e orgânica, mantida exclusivamente por jovens alunos da escola de Pindorama. Parte do dia eles dedicam a horta e parte nas atividades escolares, incluindo o ingresso no Programa de Inclusão Digital. Cultiva-se coentro, cebolinha, alface, tomate, pimentão, entre outras.
Aparecido: Instrutor dos alunos que participam da horta orgânica
A cobertura morta é feita com o bagaço de cana-de-açucar
Coentro, cebolinha e alface: venda garantida
RESGATAR A HISTÓRIA
Como forma de fazer entender de que o esforço dos pioneiros tem fundamental importância para a continuidade do trabalho cooperativista, a Cooperativa de Pindorama criou o Memorial RENÉ BERTHOLET em 1º de maio de 1999. O acervo é composto de objetos pessoais de Bertholet, fotos, livros, móveis e máquinas. Os restos mortais do grande responsável estão guardados no museu, que tem uma das vistas mais belas que pude apreciar. Es´tou cada vez mais certo de que, o passado nos leva a viver o presente e nos prepararmos para o futuro.
Foram 50 anos de história que, para os que fazem a Cooperativa de Pindorama é um preparo para a vivência de mais 50 anos futuros, que permitam mostrar para o Brasil e o mundo que "Ninguém é Forte Sozinho"!.
Edvaneide: recepcionista e filha de colono. Uma simpatia!
O duro começo!
Aldeia já formada
Um comentário:
muito bom essa matéria Pindorama realmente é um modelo que não só o nordeste mas também o Brasil devia seguir ..eu como cidadão desta terra tenho um lema : aqui só não trabalha quem não quer!e é realidade aqui a oferta de emprego é ótima comparada a realidade nacional
>>>>vou indicar teu blog<<<<<<<<<
Postar um comentário